O segredo dos wetsuits

No Brasil, os wetsuits mais utilizados por surfistas possuem de 2 a 3 mm de neoprene. Atualmente, com o objetivo de potencializar a a capacidade de retenção de calor a maioria dessas roupas possuem, além do neoprene, várias camadas de tecido compostas por nylon, mistura de nylon-lycra, e em alguns casos titânio.

Comumente, acredita-se que os wetsuits funcionam prendendo uma quantidade pequena de água entre o corpo do surfista e a roupa. De acordo com esta teoria, o corpo aquece esta água aprisionada deixando o surfista completamente envolto por água semi-aquecida, reduzindo a sua perda de calor para o oceano.

De fato, um wetsuit bem ajustado ao corpo, principalmente no pescoço, pulsos e tornozelos reduz a entrada de água, contribuindo para que esta não “roube” calor do corpo do surfista. Embora essa teoria auxilie na retenção de color, não se configura como principal mecanismo para esse fim.

Então, se a capacidade de retenção de calor de um wetsuit não provém da água aprisionada, de onde vem? Do ar aprisionado entre as diversas camadas de tecido que o compõee principalmente do nitrogênio acomodado dentro do tecido de neoprene!

Graças a Física, sabemos que vestir várias camadas finas de tecido é mais eficiente para manter o isolamento térmico do que utilizar apenas uma camada de tecido grosso. Isso porque o ar acondicionado entre uma camada e outra se torna uma barreira à perda de calor.

Além de compostos por várias camadas de tecido, os wetsuits são fabricados com um tipo de neoprene, chamado de célula fechada, no qual bolhas de gás nitrogênio são propositalmente presas no interior do tecido durante sua fabricação. Essas bolhas de gás são as responsáveis pelas excelentes propriedades de isolamento térmico e flutuabilidade da roupa.

Na verdade, embora a maioria das pessoas assuma que a água aprisionada é a chave para a retenção do calor, o nitrogênio preso dentro o neoprene é muito mais importante, ou seja, um wetsuit funciona apesar da água aprisionada dentro dele, não por causa dela.


Confira algumas dicas para adquirir o wetsuit adequado para você: http://mpora.com/videos/AAdisgrjzko6

Referências

Woodford, C.The wonder of wetsuits. European Association of Surfing Doctors (EASD). 2012. Disponível em: <http://www.surfingdoctorseurope.com/2012/12/22/the-wonder-of-wetsuits/>. Acessoem: 30 set. 2013.
MPORA Pure Action Sports. SURF BASICS Part2: How to buy the right wetsuit?2013. Disponível em: http://mpora.com/videos/AAdisgrjzko6. Acesso em: 30 set. 2013. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário